Futebol Nacional

 Final Decidida

Corinthians se classifica em jogo polêmico

 

Ontem (01/05/2011) o Palmeiras e o Corinthians se enfrentaram pela semifinal do Campeonato Paulista. O jogo foi 1 a 1 no tempo normal - gols marcados por Leandro Amarol para o alvi-verde e William para o alvi-negro - e o Corinthians venceu nos pênaltis, com 6 cobranças marcadas contra 5 do Palmeiras.

Foi um jogo nervoso, com muitas faltas, discussões, cartões amarelos para os dois lados e uma expulsão para o lado do Palmeiras. Além disso, o chileno Valdívia se machucou ainda no primeiro tempo da partida. Quem não viu o jogo e lê só isso acha que foi uma partida normal.

Mas foi um jogo polêmico desde antes de seu início. Para falar a verdade, desde antes do sorteio para a escolha do árbitro do jogo.

Um dia antes do sorteio, o Jornal da Tarde publicou uma matéria dizendo que o ábitro da partida seria o Paulo César de Oliveira e no dia seguinte ele foi sorteado. A matéria ainda afirmava que o Corinthians teria indicado o juiz, com a concordância do Palmeiras.

Os times desmentiram a afirmação, já a Federação Paulista de Futebol não deu uma explicação convencedora. Simplesmente disseram que foi uma coincidência, que não trocaria o ábitro para não acharem que a denúncia do jornal fosse verdade. O que, particularmente, penso que já é muita confusão para um jogo só.

Mas ainda não está nem no início, durante o jogo - muito nervoso, como dito anteriormente - houve lances polêmicos. Vamos para alguns deles:

Em uma disputa fora da área, Kléber do Palmeiras é empurrado por Fábio Santos e o volante Ralf faz um movimento com o braço (para alguns um soco) que acerta o rosto do atacante do Palmeiras, o juiz não marcou nada.

Em outro lance, o mais polêmico, o zagueiro Danilo dá um carrinho forte em Liédson, o atacante do Corinthians deixa o pé por cima e pisa no joelho de Danilo. O juiz Paulo César expulsou só o Danilo e não deu nem cartão amarelo para o Liédson. Sendo que era para expulsá-lo também.

E depois, na beira do campo, Felipão e Tite discutiram. Uma discussão a parte, que não justifica a expulsão do Felipão, por ter feito gestos ao árbitro. Mas e o Tite não deveria ser expulso por ter discutido também?

O árbitro Paulo César de Oliveira mantém um tabu que arrepia os palmeirenses só quando pensam nisso. Isso porque todos os jogos que ele apita do Palmeiras o time perde e tem jogador expulso.

E ainda não acabou. O Coronel Marinho, responsável pela arbitrgem paulista, além de não resolver os problemas de seus árbitros, quer arrumar confusão com o Felipão.

Não estou dizendo que o Felipão está certo em falar mal da arbitragem brasileira, pelo menos não publicamente, para evitar exatamente esses julgamentos do TJD (Tribunal de Justiça Desportiva). Mas o Coronel Marinho poderia se preocupar mais com os problemas de seus árbitros, que cá entre nós, visto pela atuação do Paulo César de Oliveira, há muito o que melhorar.

Agora o Corinthians enfrentará o Santos na grande final do Paulistão. O time da baixada santista venceu o São Paulo no sábado por 2 a 0. Na final há jogo de ida e de volta, os jogos serão disputados no Pacaembú e na Vila Belmiro.


Injusto

Outra coisa que não concordo é o Palmeiras ter mandado o João Victor, que errou o pênalti, embora.

Ele é um bom jogador e vinha fazendo bons jogos pelo time. Só que ele não deveria ter sido escalado para cobrar o pênalti. Ele subiu da base há pouco tempo e não tinha participado de nenhuma decisão com o time profissional. Por isso, acredito que ele não deveria ser crucificado por causa do erro.

É como diz o ditado: "Um erro não justifica o outro". Ele estava crescendo no profissional e essa demissão feita pelo Palmeiras pode prejudicar a carreira do garoto.


_____________________________________________________



Vai começar a fase decisiva do Paulistão


Quartas de final do Campeonato Paulista


Sábado (23/4), 16h - Santos x Ponte Preta - Vila Belmiro



Sábado (23/4), 18h30m - Corinthians x Oeste - Pacaembu



Domingo (24/4), 16h - São Paulo x Portuguesa - Arena Barueri



Domingo (24/4), 18h30m - Palmeiras x Mirassol - Pacaembu



A Federação Paulista de Futebol (FPF) já decidiu as datas e os horários dos jogos das quartas de final do Campeonato Paulista. Agora o Paulistão realmente vai "pegar fogo".

Claramente, os favoritos a saírem vencedores desses confrontos são os 4 grandes: São Paulo, Palmeiras, Santos e Corinthians. Pelo menos teoricamente.

Porque na prática pode ser diferente, já que o futebol é uma "caixinha de surpresas".

A Ponte Preta, por exemplo, também não deixa de ser uma forte candidata. Tanto é que ela não perdeu de nenhum doa 4 grandes na primeira fase.

Acredito que ela será o adversário mais difícil desses confrontos das quartas. E o time do interior que tem mais chances de passar para a próxima fase, mesmo que essas chances sejam um tanto remotas, já que o adversário será o Santos, um ótimo time.

E você acredita nesses times do interior ou acha que os grandes é, que por mais tradição e mais elenco, levarão a melhor?

_____________________________________________________



Isolado na frente da tabela e com tabu contra o rival


O Palmeiras venceu o Santos na Vila Belmiro na tarde de ontem, por 1 a 0. O gol foi marcado pelo artilheiro do time, com 8 gols - Kléber Gladiador. Ele deixou sua marca no clássico após belo passe de uma das revelações do time, Patrick.

E o time alvi-verde segue sem perder para o rival alvi-negro-praiano, já são seis partidas seguidas mantendo esse tabu.

Mas o jogo não foi só alegrias, foi um jogo disputado, pegado, com muitas faltas duras e com lances até discutíveis sobre expulsão. Com um duelo particular entre Neymar e Cicinho. Além disso, teve um gol impedido para cada lado.

Porém isso já era esperado, por se tratar de um clássico e de uma rivalidade entre dois grandes clubes.

E uma fato curioso, há um outro tabu interessante, o Palmeiras venceu mais jogos dentro da Vila Belmiro do que o próprio Santos.

De qualquer maneira o alvi-verde se manteve na liderança do campeonato, com 38 pontos conquitados. Já o Peixe ficou com em quarto lugar, com 34 pontos.

Só que aí vem aquele ditado: "A ordem dos fatores não altera o resultado". Pensou no resultado da partida né? Mas isso é óbvio, não dá para alterar o resultado do jogo. Nese caso, o que também não muda, independente do placar final da disputa entre os dois times, é a classificação para a próxima fase - já que ambos, junto com São Paulo e Corinthians, estão classificados para a próxima fase.  
_____________________________________________________

Ficou tudo igual

Palmeiras e São Paulo ficarm só no 1 a 1 hoje a tarde. Fernandinho fez o gol para o time tricolor, um golaço, e Adriano "Michael Jackson" marcou para o Verdão.

Foi um jogo nervoso, com discussão entre o Valdívia e o Miranda logo no início da partida. Além disso, teve muitas faltas. Aos 17 minutos do primeiro tempo já tinha ocorrido 15 faltas, praticamente uma falta por minuto, o que esquentava ainda mais os ânimos. Tanto é que o zagueiro Alex Silva (pirulito), do São Paulo, foi expulso, aos 12 minutos do segundo tempo.

Mas tudo isso já é esperado nos clássicos, pois todos eles sempre são reservados de emoções. Mas esse de hoje caprichou nisso. O jogo era para começar as 16h, mas por causa da chuva forte em São Paulo, acabou atrasando uma hora e foi começar só as 17 h.

Além disso, aos 25 minutos de jogo, logo após o gol do São Paulo, acabou a luz do estádio. Os jogadores do Palmeiras foram reclamar com o juiz que por causa da falta de energia o goleiro Deola não tinha visto a bola direito, após o chute de Fernandinho, que deu o gol para o time do Morumbi. Mas isso não procede, porque quando a luz do estádio acabou os jogadores do São Paulo já estavam comemorando o gol. Os atletas do Verdão estavam, como diz o ditado, "dando uma de João sem braço".

De qualquer maneira, o Tricolor continuou dando sustos no goleiro Deola, mas após a expulsão de Alex Silva, o Palmeiras foi para cima e acabou conseguindo o empate quase no final da partida, aos 39 minutos.

Com o empate de hoje, o Palmeiras ficou em terceiro colocado com 21 pontos e o São Paulo ficou em quarto com 19. O líder agora é o Mirassol com 22 pontos e o Corinthians vem em 2°, também com 22.

Mas o que importa é permanecer entre os oito primeiros colocados, pois são eles que se classificam para o quadrangular final do Paulistão. 
_____________________________________________________


A despedida de Ronaldo


Sei que estou alguns dias atrasado para falar desse assunto, mas na semana não tive tempo para postar. Aliás, nunca é tarde para falar de um ídolo como o Ronaldo.

Bom, ele decidiu encerrar sua carreira aos 34 anos de idade, uma grande perda para o futebol mundial.

Mas, de qualquer maneira, o jogador se despediu do futebol com 475 gols na carreira, marcados nos diversos clubes que passou, que foram: São Cristóvão, Cruzeiro, PSV Eindhoven - da Holanda, Barcelona – da Espanha, Internazionale de Milão – da Itália, Real Madrid – da Espanha, Milan – da Itália e por último o Corinthians. E marcados também pela Seleção Brasileira.


O craque, de origem humilde, nasceu no Rio de Janeiro e tentou jogar pelo seu time de coração, o Flamengo, só que o alto custo das passagens de ônibus o afastou do desejo.

O São Cristóvão, clube que o revelou, forneceu o dinheiro das passagens para ele ir treinar e até hoje estampa com muito orgulho em sua arquibancada: "Aqui nasceu o Fenômeno".

As suas lesões nos joelhos o fizeram perder quase 4 anos de carreira, mas ele se superou todas as vezes, mostrando porque era um fenômeno.


Vitorioso em todos os clubes, com três prêmios de melhor do mundo, o maior artilheiro de todas as Copas do Mundo. Ele mereceu tudo o que ganhou.

E nós, os fãs de futebol e seus fãs, só temos a agradecer.
_____________________________________________________

Vai pelo coração ou pelo dinheiro?


A novela Ronaldinho Gaúcho ainda não teve um fim. Há alguns dias parecia que o final estava próximo, parecia que Ronaldinho seria movido pelo coração e voltaria mesmo ao Grêmio, clube que o revelou - mesmo tendo outras possíveis propostas com ótimos valores.

Era o resultado mais provável de acontecer, muitos acreditavam nisso, até o próprio Grêmio, que chegou a montar uma festa de chegada no Olímpico, mas teve que desmontar horas depois.

É, as aparências enganam, nada está definido ainda, tudo pode acontecer. Na verdade nem tudo, já que o Grêmio, inicialmente, desistiu de trazer Gaúcho de volta. E ele não é o único, o Palmeiras também desistiu da possibilidade, o clube paulista emitiu nota em seu site oficial e saiu do negócio citando irritação com o irmão e agente do jogador, que teria prometido acordo na última semana.

Agora, aparentemente, só resta o Flamengo como interessado no jogador.

Mas muitas pessoas estão se perguntando qual a razão dessa "enrolação" toda, o motivo de não estar sendo feito negócio logo depois de tantas propostas. Por que será?

Será que é porque ele estava querendo aparecer na mídia antes de concluir o negócio? Bom, se é por isso ninguém pode dizer, mas o fato é que não se falava tanto dele assim na mídia desde a Copa do Mundo, já que só se fala nessa volta dele ao Brasil.

De qualquer maneira o futuro de Ronaldinho Gaúcho ainda é incerto e permanecerá assim até que saia o "veredicto final". 
_____________________________________________________

O que falta para o Palmeiras engrenar?


 O Palmeiras jogou um clássico contra o São Paulo neste domingo e não se deu bem mais uma vez. Perdeu por 2 a 0 e o técnico Felipão ainda foi expulso.
 Os torcedores palmeirenses se perguntam: o que está acontecendo com o alvi-verde?
 Ninguém sabe explicar ainda. Antes diziam que era falta de técnico e o Palmeiras trouxe o Felipão (ídolo da torcida alvi-verde). Depois disseram que era a falta de jogadores, pediram a volta do Kléber Gladiador e ele veio. Por último, pediram a volta do chileno Valdívia e ele também veio.
 Mesmo assim o time não consegue engrenar, será que é necessário trazer mais jogadores ou será que o foco se tornou mesmo a Sulamericana, abandonando o Brasileiro?
 O time do Palmeiras não é ruim, o que acontece é que o time não está conseguindo se encaixar ou que não estão com vontade de jogar. Por exemplo, o lateral direito Vitor não consegue jogar nem metade do que jogava no Goiás; o volante Pierre também decaiu muito. E o técnico Felipão tem que improvisar jogadores, como o volante Márcio Araújo, que vem jogando na lateral direita.
 Já vai fazer 10 anos que o time não consegue um título de expressão, nesse período só venceu um Paulista e uma Série B. Só que o Palmeiras tem que achar uma solução logo, caso queira salvar a década.
_____________________________________________________

Para poucos, muito poucos


Marcão irá completar, nesta quinta-feira, em jogo contra o Vitória - pela Copa Sulamericana - 500 jogos com a camisa do Verdão.

Marcos Roberto Silveira Reis é um homem que entrou para a história do futebol e principalmente do Palmeiras. Marcos é goleiro do Palestra desde 1992, defendeu o clube em toda a sua carreira profissional, nunca defendeu outro time, está em baixo das traves palmeirenses há "nada mais nada menos" do que 18 anos.
Em todo esse tempo, o goleiro fez muitos jogos memoráveis, que, além dos torcedores alvi-verdes, são lembrados por todas as pessoas que conhecem o futebol. Principalmente as disputas de pênaltis, no que o goleiro é especialista.
Quem não se lembra do histórico jogo contra o arqui-rival Corinthians, pela semifinal da Copa Libertadores da América de 2000, que o Palmeiras venceu o jogo de volta por 3 a 2 - com gols de Euller, Alex e Galeano - levou a decisão para os pênaltis e Marcos defendeu a última cobrança de Marcelinho Carioca? O difícil é alguém esquecer essa partida épica.
Daí que surgiu o reconhecimento de São Marcos.

Claro que esse não foi o único momento marcante da carreira desse brilhante goleiro, mas é um dos maiores, se não o maior. Logicamente, como todo jogador, também teve seus momentos ruins, difícies - mas é um goleiro diferenciado, que em muitaz vezes foi considerado um dos melhores do mundo, até por torcedores rivais.
São Marcos é considerado um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, junto com Ademir da Guia, e aliás, merece um busto ao lado do de Ademir.
500 jogos pelo mesmo clube é para poucos, São Marcos, justa e definitivamente, ficará eternizado na história do Palmeiras, na história do futebol brasileiro, se não do mundo.
 
_____________________________________________________

Desencantou


O Palmeiras desencantou e venceu o Atlético PR por 2 a 0. É a primeira vitória sob o comando de Felipão, visto que, na última contra o Santos, que foi no dia 15 de julho, o time estava sob o comando de Murtosa e Felipão estava nas tribunas do estádio.

Mas não é a primeira vez que isso acontece. Na primeira passagem de Felipão pelo Palmeiras, de 1997 a 2000, também não foi diferente. Assim que chegou, em 1997 pegou o time na reta final do Brasileirão daquele ano e foi vice-campeão do campeonato, perdendo o título para o Vasco, de Edmundo, o que gerou insatisfação.
Em 1998, após ficar algum tempo sem apresentar um bom futebol e receber críticas, deu a volta por cima com o time alvi-verde e sagrou-se campeão da Copa do Brasil, quando venceu a final da competição contra o Cruzeiro. E também conquistou o primeiro título continental da historia do Palmeiras, a Copa Mercosul também em cima do Cruzeiro.
Mas foi no ano de 1999 que alcançou o seu ápice no clube, conquistando a Copa Libertadores da América, título inédito, e novamente marcando seu nome na história de um clube brasileiro. No Mundial de Clubes, acabou sendo vice campeão, perdendo para o Manchester United por um placar mínimo, com direito a um gol anulado do meia Alex enquanto o placar ainda estava 0x0.
Em 2000 seu último ano em sua primeira passagem no clube, chegou mais uma vez a final da Copa Libertadores da América, onde fez uma semi final épica contra o maior rival da Sociedade Esportiva Palmeiras, o Corinthians. E novamente viu seu time eliminar o maior rival nos pênaltis, mas acabou perdendo o título para o Boca Juniors também na decisão por penalidades. E antes de deixar o clube ainda esteve em frente a conquista do Torneio Rio-São Paulo, dando ao time a vaga na Copa dos Campeões, competição que daria vaga ao time na proxima edição da Copa Libertadores.
Agora, em sua segunda passagem pelo clube, a história teve um começo parecido. Felipão chegou, ficou alguns jogos sem vencer e recebeu críticas. Ontem venceu a primeira.
Será que de agora em diante o Palmeiras vai embalar e a história vai se repetir?

Bom, temos que esperar para ver, mas os palmeirenses torcem por isso.
 
 
_____________________________________________________

Para tudo tem uma primeira vez


Santos e Vitória se enfrentam hoje, no Barradão, em Salvador, pela final da Copa do Brasil, às 21h50. Na primeira partida, na Vila Belmiro, o Santos levou a melhor e venceu o time baiano por 2 a 0.

Desde 1936, em amistoso vencido pelo Peixe por 5 a 1, este duelo se repetiu por 28 vezes, com grande vantagem do alvinegro. São 14 triunfos para o peixe, sete vitórias do leão e mais sete empates. Dos 79 gols assinalados foram 47 para o peixe, contra 32 do rival rubro-negro.

No século XXI, Santos e Vitória se enfrentaram nove vezes. O Peixe ganhou quatro, o Leão venceu três e foram dois empates. Foram marcados 28 gols, sendo 15 do alvinegro praiano, contra 13 dos baianos.

A partida de hoje será a décima do século e será histórica, já que nenhum dos dois times possui esse título.

Ambos querem entrar para a lista de campeões da Copa do Brasil, se juntando aos outros: Grêmio, Flamengo, Criciúma, Internacional, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Juventude, Santo André, Paulista, Fluminense e Sport.

Como diz o ditado: "Para tudo tem uma primeira vez". 
_______________________________________________________

A torcida palmeirense não acredita até agora!

 

O Palmeiras perdeu para o Atlético Goiano de forma irreconhecível no Serra Dourada. No jogo de ida venceu em casa por 1 a 0 e no jogo de volta precisava empatar ou fazer apenas um golzinho para se classificar para as quartas de final da Copa do Brasil, mas não conseguiu.

O primeiro tempo foi bem morno, sem muitas chances para os dois lados e as poucas que tiveram foram desperdiçadas. Mas no segundo tempo o time palmeirense parece que não entrou em campo, até entrou, mas só entrou, jogar que é bom nada, ficou só olhando o Atlético jogar.

Era só fazer um golzinho, só um, que se fizesse o Atlético Goiano teria que fazer 3 a 1 para se classificar e provavelmente não conseguiria, mas o Palmeiras não conseguiu fazer um gol. Qual é a razão? Será que o técnico é retranqueiro? Será que foi por incompetência do time alvi-verde? Ou será que foi um pouco dos dois?

Com ou sem motivo a decisão acabou indo para os pênaltis, o que deixou os torcedores ainda mais apreensivos, mas por outro lado, os torcedores palmeirenses estavam com certa confiança, pois no gol alvi-verde tinha o São Marcos.

E ele até fez sua parte, defendeu três cobranças do Atlético, mas os jogadores do Palmeiras não fizeram esse esforço do goleiraço palmeirense valer a pena, de 5 cobranças eles erraram 4, algo que os torcedores palmeirenses acham imcompreensível.

Claramente não temos como tirar o mérito do Atlético Goiano e de seu goleio Márcio, mas o Palmeiras se tivesse um pouco mais de competência, de vontade, poderia ter vencido o jogo, sem mesmo precisar ir para os pênaltis.

Mas como não foi capaz teve que continuar olhando o Atlético, só que dessa vez, teve que olhar eles comemorarem. 
 
 

E agora, depois de deixar escapar o título do Brasileirão do ano passado de maneira irreconhecível e de ser eliminado do Paulistão e da Copa do Brasil desse ano de forma inadmissível, será que o Palmeiras aprendeu a lição?

Se não aprendeu tem que achar uma solução logo, porque se não estará em breve brigando para não cair para a segunda divisão de novo.
_______________________________________________________

O título foi justo ou não?


O time do Santos conquistou o campeonato paulista neste domingo, dia 2, em cima do Santo André, no Pacaembú. O peixe levantou o caneco mesmo perdendo o jogo por 3 a 2, já que tinha ganho o primeiro confronto pelo mesmo placar e isso dava o título ao time da Vila, de acordo com as regras da Federação Paulista de Futebol.

O Santos tinha essa vantagem porque fez uma melhor campanha na primeira fase - que é incontestável - mas aí entra um ponto em discussão, o objetivo da primeira fase é chegar entre os quatro primeiros para se classificar e ir às semifinais. Passando para as semifinais começa uma nova fase e a partir daí tem que ser de igual para igual.

Sendo assim, se os dois jogos das finais acabam em 3 a 2 - uma vitória para cada lado - não deveria ir para a prorrogação e pênaltis, ou ir diretamente para os pênaltis? Seria mais justo?

Se fosse para ser por melhor campanha, então não seria melhor ser por pontos corridos, que aí sim o Santos teria sido campeão por ter feito a melhor?

Analisando por esse ponto, há quem diga que o peixe merecia ser campeão pelo ótimo campeonato, no geral, que fez - sem dúvida. Mas analisando a final, há quem também diga que o Santo André - que também fez um bom campeonato e que jogou bem no primeiro confronto - merecia levar o caneco, ainda mais porque jogou muito bem no segundo jogo, sem contar o gol anulado que teve.

Se o gol do Santo André não tivesse sido anulado ou se não tivesse esse regra da melhor campanha, talvez fosse o time do ABC que estivesse comemorando essa conquista.

A intenção não é questionar o time do Santos e muito menos tirar o mérito desses garotos. A dúvida está nessa regra.

Isso é justo ou não?
_______________________________________________________
 
Desbancou o favorito


Neste domingo ocorreu mais um clássico pelo campeonato paulista. Na Vila Belmiro, o líder Santos recebeu o rival Palmeiras para mais um jogo que prometia grandes emoções, e não foi diferente, o alvi-verde surpreendeu e venceu os meninos da vila por 4 a 3 de virada. Com direito a provocações, expulsões e também a jogador fazendo mais de 2 gols.

Uma verdadeira supresa para muitas pessoas, porque o líder perdeu em um jogo que se esperava que acontecesse completamente o contário, a mesma coisa que aconteceu no clássico anterior . Primeiro o Palmeiras venceu o clássico com o São Paulo por 2 a 0, que o tricolor paulista era o favorito para conquistar a vitória, hoje não foi diferente, os idolatrados meninos da vila também eram os favoritos a ficar com os três pontos, mas o time palestrino frustrou os planos do peixe.

No início o time do Santos estava melhor, abriu 1 a 0 no placar com o lateral Maranhão, depois ampliou com Neymar, mas isso não durou nem até acabar o primeiro tempo, o Palmeiras diminuiu com Robert em torno dos 35 minutos, pouco tempo depois empatou, novamente com Robert.

No segundo tempo o alvi-verde voltou melhor e Diego Souza virou o jogo, de cabeça, marcando o terceiro gol para os palestrinos, o peixe não se intimidou, foi para cima e empatou a partida, com Madson deixando tudo igual, 3 a 3, mas Neymar foi expulso após cometer uma falta dura em Pierre.

E como diria o nosso velho lobo Zagallo: "aí sim fomos surpreendidos novamente". O atacante Robert que vinha sendo alvo de críticas, marcou os 2 gols na vitória contra o São Paulo, agora voltou a ser o herói do time, marcou o seu terceiro gol no jogo, o quarto do Palmeiras e ainda por cima foi um golaço de fora da área, levando os torcedores palmeirenses ao delírio. Depois, faltando poucos minutos para acabar o jogo, o zagueiro palmeirense Léo também foi expulso, mas isso não afetou em nada o resultado da partida.

Realmente em um clássico tudo pode acontecer, o time que está melhor, o favorito pode perder, na verdade, em um clássico o favoritismo é só um detalhe, uma circunstância do jogo, pois em questão de poucos minutos tudo pode mudar.

_______________________________________________________ 
 
São Paulo vence pela 3° vez a copinha

O São Paulo conseguiu sua 3° conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior na manhã desta segunda-feira, após vencer o duelo contra o Santos por 3 a 0 nos pênaltis no estádio do Pacaembú.

Ao longo da copinha o Santos teve uma campanha regular, perdeu um jogo na primeira fase, depois conseguiu se recuperar e na semi-final ganhou nos pênaltis do rival Palmeiras. Já o São Paulo fez um ótima campanha, ganhou todos os jogos com tranquilidade, a vitória mais apertada foi conta o Cruzeiro nas quartas de final por 2 a 1 e na semi-final venceu o Juventude por 2 a 0.

A final prometia um grande jogo e não foi diferente. A partida foi disputada, com chances para os dois lados. O Santos começou no ataque com dois lances de perigo, o primeiro aos cinco minutos com o atacante Renan Mota, na outra oportunidade com Alan Patrick, que exigiu boa defesa do goleiro Richard. O São Paulo respondeu rapidamente com Casemiro, que arriscou de longe.

Mas aos 18 minutos de jogo o Santos abriu o placar, Alan Patrick passou para Renan Mota, que tirou do zagueiro, teve calma e tocou na saída do goleiro para o fundo do gol. Alan Patrick ainda tentou outras jogadas de efeito, estava infernizando a defesa do São Paulo.

O tricolor paulista não se abalou e continuou criando suas oportunidades, Lucas Gaúcho desperdiçou um ataque e pouco depois até chegou a fazer um gol com Ronieli, mas o assistente acabou marcando impedimento corretamente. O primeiro tempo terminou com o Santos vencendo por 1 a 0.

No segundo tempo o Santos começou atacando novamente, levando perigo com Nikão aos quatro minutos, o tricolor respondeu com Ronieli aos 16. O peixe ainda teve uma outra oportunidade com Renan Mota, mas o goleiro Richard saiu da área, fez a falta e acabou levando o cartão amarelo.

Daí em diante a posse de bola ficou a maior parte do tempo com o São Paulo e conforme o tempo ia passando a pressão ia aumentando, aos 34 minutos Zé Vitor leou perigo ao gol do Santos, no minuto seguinte Casemiro acertou a trave, assustando o goleiro Rafael.

Mas se pelo Santos o Alan Patrick estava infernizando a zaga do São Paulo no primeiro tempo, pelo lado do tricolor tinha o Ronieli, que não deu sussego a zaga do peixe e aos 40 minutos do segundo tempo empatou o jogo com um belo chute da entrada da área, a bola entrou no ângulo esquerdo, tirando todas as chances do goleiro Rafael defender.

O tricolor continuou pressionando nos minutos finais e por pouco não chegou a virada, aos 48 minutos cobrou um escanteio, Bruno cabeceou bem e exigiu boa defesa do goleiro santista, logo após o árbitro apitou o fim do tempo regulamentar, a decisão iria para os pênaltis.

Nas cobranças de pênaltis o goleiro Richard do São Paulo cresceu na frente dos adversários e foi o herói, defendeu as três cobranças santistas, que foram batidas por Alan Patrick, Alemão e Renan Mota. Jeferson, Dener e Marcelinho bateram e marcaram para o São Paulo.

Com isso o tricolor do Morumbi veceu a Copa São Paulo de Futebol Júnior de maneira invicta, com 100% de aproveitamento, o tricolor disputou sua nona final e levou o seu terceiro caneco para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário