sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Brasil fez bem em jogar amistoso contra o Zimbábue?


A Seleção Brasileira fez um jogo amistoso contra a seleção de Zimbábue na quarta-feira, no próprio Zimbábue, e acabou vencendo por 3 a 0.

O jogo serviu para dar "movimento" e ritmo à seleção, apesar que para o Brasil foi como um jogo-treino e para os zimbabuanos foi como uma partida de Copa do Mundo. Mesmo assim não há duras críticas em relação ao que foi mostrado dentro de campo.

O que deixou "uma pulga atrás da orelha" de muita gente foi a razão de a seleção ter realizado esse amistoso. Já que o Zimbábue vive em ditadura há praticamente 30 anos, as pessoas, provavelmente, viveram em verdadeira opressão durante todo esse tempo.

O que causou polêmica foram os rumores de a CBF ter recebido cerca de 2 milhões de dólares de Robert Mugabe, ditador de Zimbábue, para aceitar o amistoso. O que mesmo sem total confirmação oficial, gerou muitas críticas. Alguns jornalistas diziam que esse dinheiro pago à CBF poderia estar sendo investido na população daquele país, que é esquecido pelo mundo. Que a maior felicidade que esse amistoso causou foi para Mugabi, que teria enriquecido seu marketing.


Mas por outro lado, a visita da seleção causou uma grande felicidade para a população do país, talvez a maior em muitos anos, pois estavam lá os craques brasileiros, os jogadores que estão entre os melhores do mundo, os "heróis" de muitos daquela gente.

Proporcionou uma grande honra para a seleção zimbabuana, que mesmo perdendo, sentiu orgulho por ter jogado contra o Brasil. Além de, provavelmente, ter criado sonhos em muitos garotos, que passaram a tê-los ainda mais como inspiração.

Se há dúvidas na polêmica do dinheiro que Mugabi teria dado para a CBF, de uma coisa não há a menor dúvida, causou enorme alegria e euforia para os zimbabuanos, pois foi decretado até feriado nacional.

Um comentário:

  1. Eu leio muita coisa por aí, mas muita coisa mesmo, que esses dois amistosos foram furada. Mas muitas outras coisas devem ser levadas em consideração. Primeira, foi a chance da vida de cada atleta de aparecer nesses jogos. Segundo, se a seleção brasileira é tão querida, qual o mal em levar um pouco de alegria para esses lugares. "AH A ALTITUDE, O CALOR, A LESÃO". Não há Copa do Mundo que pague um sorriso na cara das crianças tanzanianas, ou zimbabuanas, por ver a maior Seleção de todos os países. Isso devia ser levado mais em conta do qualquer outro aspecto, físico, resultado, ou economico.

    ResponderExcluir