domingo, 21 de março de 2010

50 anos do maior ídolo da Fórmula 1



Neste domingo, o maior ídolo de todos os tempos da Fórmula 1, completaria 50 anos de vida, ele é ninguém mais do que Ayrton Senna. Um piloto que marcou história na categoria mais cobiçada do automobilismo mundial, que deixou sua marca inesquecível em todas as equipes que passou.

Seu excelente desempenho nas fórmulas anteriores (especialmente na Fórmula 3 inglesa em 1983) o levou a estrear na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Logo na sua primeira temporada na categoria máxima, Senna demonstrou rapidamente um talento excepcional, conquistou sua primeira vitória no GP de Portugal. Ao longo de sua passagem levou a pequena equipe inglesa à exaustão, obteve resultados jamais alcançados e esteve próximo de vencer o GP de Mônaco.

Depois passou para a Lotus, em 1985 e ganhou seis corridas durante três temporadas. Em 1988 se juntou ao francês Alain Prost, na McLaren, e ganhou seu primeiro campeonato mundial de Fórmula 1. Também com Alain Prost, protagonizou uma das maiores rivalidades da Fórmula 1, ganhando logo em seguida seus outros dois títulos mundiais, em 1990 e 1991.

Nos dois anos seguintes com a McLaren, apesar de dirigir um carro inferior, Senna ainda venceu oito corridas e terminou o ano de 1993 como vice-campeão. Em 1994 saiu da McLaren e foi para a então dominante equipe Williams-Renault, onde encerrou sua carreira num trágico acidente na sétima volta do GP de San Marino, disputado no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, e que foi testemunhado ao vivo por milhões de fãs em todo o mundo.

Uma carreira e uma vida que ninguém se cansa de lembrar. Senna detém 19 voltas mais rápidas, 65 pole-positions, 41 vitórias e 614 pontos marcados em 161 corridas disputadas de 1984 a 1994. O seu recorde de seis vitórias no GP de Mônaco, seu primeiro título mundial em 1988 no GP do Japão, bem como sua impressionante exibição no chuvoso Grande Prêmio da Europa de 1993 são bons exemplos de seu talento ao volante.

Em dezembro de 2009 Ayrton Senna foi eleito, por seus próprios pares, o melhor piloto de Fórmula-1 de todos os tempos . A eleição foi organizada pela revista inglesa Autosport, que consultou 217 pilotos que passaram pela categoria.

Justamente, é considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo. E sem dúvida nenhuma, Ayrton Senna foi, é e sempre será um exemplo de vida a todos nós, pois deixou o seu nome cravado na história, na mente e no coração de todas as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário