segunda-feira, 10 de maio de 2010

A imprensa e a torcida pressiona, será que o Dunga vai levar?


A pressão para o técnico Dunga levar para a Copa do Mundo jogadores como Neymar, Paulo Henrique Ganso, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos é muito grande, tanto por parte da imprensa quanto por parte dos torcedores.

A equipe que vinha sido chamada pelo técnico da seleção brasileira é praticamente a mesma desde o início de seu comando, que conquistou a Copa América, a Copa das Confederações e as Eliminatórias para a Copa.

Mas atualmente alguns dos jogadores dessa base não vêm rendendo em seus respectivos times, como o goleiro Doni, o meia Júlio Baptista e o volante Felipe Melo, por exemplo. O que causa ainda mais discussões e pedidos pelos jogadores que não estavam na lista e que estão jogando bem, como Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Ganso, já que para muitas pessoas a convocação tem que ser feita baseada no momento que os jogadores estão vivendo.

Caso o Dunga não leve nenhum desses que todos querem, desses badalados do momento, ele poderia ser "cruscificado"?

Não podemos esquecer que em outras épocas, outros ténicos sofreram as mesmas pressões por determinados jogadores. Em algumas delas o Brasil foi campeão, calando todos que criticaram por não ter levado esse ou aquele jogador.

Como na Copa de 1958, disputada na Suécia, o técnico Vicente Feola foi muito pressionado porque muitos queriam que ele levasse o atacante Luizinho do Corinthians, não levou e foi campeão. Na Copa de 2002, na Coréia e Japão, o técnico Luiz Felipe Scolari foi pressionado para levar o atacante Romário, não levou e conquistou o título.

Já na Copa de 1998 e na de 2006 não houve nenhuma pressão dessa dimensão para levar outros jogadores, além daqueles que já vinham sendo convocados, e coincidentemente ou não o Brasil perdeu.

Será que o Brasil só funciona sob pressão? Se for assim não leva não Dunga, porque aí seremos campeões. Ou será que só uma coincidência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário