quarta-feira, 21 de julho de 2010

A Copa do Mundo acabou. Só dentro de campo


A Copa do Mundo teve muitas emoções: zebras, "frangos", eliminações, craques, classificações dramáticas, desentendimentos, entre outras coisas; mas acabou, pelo menos dentro das quatro linhas. Fora delas ainda há muito o que se ver do Mundial, ou melhor, da história dos Mundiais.

Já imaginou uma partida disputada pelas letras do alfabeto? É a mostra "Copas do Mundo de A a Z", que está em exposição no Museu do Futebol - que fica no estádio Paulo Machado de Carvalho, o famoso Pacaembú.

Organizada pela equipe do Museu, em conjunto com o jornalista Marcelo Duarte, que também é responsável pela a curadoria, a mostra conta com 26 salas, cada uma delas representada por uma letra do alfabeto. Algumas óbvias, como por exemplo, o G é de Gol; mas muitas são referências, como por exemplo, o C, que é de Chocolate, se referindo as maiores goleadas da história das Copas.

Em um trajeto semelhante ao de um labirinto, os visitantes passam por espaços com diversos tamanhos, formas e cores. A exposição traz soluções expográficas diferenciadas - que vão de salas decoradas com imagens de galinhas (referência aos frangos tomados pelos goleiros), a reproduções de dribles em grafite feitas por Paulo Ito e figurinhas de época de grandes nomes do futebol - cada letra possui uma formatação, que complementa o conteúdo do ambiente.

Com projeto museográfico de Ronaldo Barbosa, a mostra apresenta a competição de forma lúdica, convidando todos a uma viagem pelas histórias das copas, por meio de vídeos, imagens, músicas e objetos que remetem ao tema.

A mostra fica em exposição até o dia 31 de outubro. O Museu do Futebol funciona de terça a domingo, das 10h às 18h e a entrada é R$ 6,00. Praça Charles Miller, S/N - Estádio do Pacaembu - São Paulo - SP - Brasil (55) 11 3664-3848.
Vale a pena visitar.


2 comentários: