quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Para poucos, muito poucos


Marcão irá completar, nesta quinta-feira, em jogo contra o Vitória - pela Copa Sulamericana - 500 jogos com a camisa do Verdão.

Marcos Roberto Silveira Reis é um homem que entrou para a história do futebol e principalmente do Palmeiras. Marcos é goleiro do Palestra desde 1992, defendeu o clube em toda a sua carreira profissional, nunca defendeu outro time, está em baixo das traves palmeirenses há "nada mais nada menos" do que 18 anos.

Em todo esse tempo, o goleiro fez muitos jogos memoráveis, que, além dos torcedores alvi-verdes, são lembrados por todas as pessoas que conhecem o futebol. Principalmente as disputas de pênaltis, no que o goleiro é especialista.

Quem não se lembra do histórico jogo contra o arqui-rival Corinthians, pela semifinal da Copa Libertadores da América de 2000, que o Palmeiras venceu o jogo de volta por 3 a 2 - com gols de Euller, Alex e Galeano - levou a decisão para os pênaltis e Marcos defendeu a última cobrança de Marcelinho Carioca? O difícil é alguém esquecer essa partida épica.

Daí que surgiu o reconhecimento de São Marcos.

Claro que esse não foi o único momento marcante da carreira desse brilhante goleiro, mas é um dos maiores, se não o maior. Logicamente, como todo jogador, também teve seus momentos ruins, difícies - mas é um goleiro diferenciado, que em muitaz vezes foi considerado um dos melhores do mundo, até por torcedores rivais.

São Marcos é considerado um dos maiores ídolos da história do Palmeiras, junto com Ademir da Guia, e aliás, merece um busto ao lado do de Ademir.

500 jogos pelo mesmo clube é para poucos, São Marcos, justa e definitivamente, ficará eternizado na história do Palmeiras, na história do futebol brasileiro, se não do mundo.

Um comentário:

  1. Materia interessante, mas seria mais ainda se fosse do mengão! auhauhahua
    brincadeira.. post maneiro ; )

    ResponderExcluir